Compartilhamento ao longo da cadeia através da gestão dos processos e gestão do fluxo de informações.
É um amplo sistema de visão gerencial da cadeia de abastecimento, desde o fornecimento de matérias-primas e insumos até a distribuição do produto acabado ao cliente final (consumidor). Pode ainda ser considerado o retorno dos resíduos oriundos do produto, tais como embalagens e o produto propriamente dito para reciclagem.
Responsável por processos como gestão de estoques e transporte, a logística integrada também permite um gerenciamento mais eficaz das atividades de compras, armazenagem, do processo produtivo e todas as etapas do transporte. Integra processos relacionados as atividades de fornecedores e parceiros que impactem nas etapas seguintes.
A logística integrada proporciona um controle sobre o fluxo dos produtos e processos, promovendo uma melhor integração das áreas e empresas envolvidas na cadeia logística.
Como beneficio, representa melhores índices de produtividade, redução de custos ao longo de toda a cadeia, aumento da lucratividade, criação de valor e, principalmente, aumento da vantagem competitiva, uma vez que as empresas deixam de ser competidores isolados e passam a competir como uma cadeia no mercado.
Definida como o sistema onde todas as operações logísticas da empresa, incluindo transito de materiais e informações, estão interligadas em um sistema inteligente que consegue administrar o fluxo logístico dentro da organização de forma eficiente.
A logística integrada pode ser decomposta em três áreas principais: Logística inbound , Logística Industrial, Logística Outbound.
Juntas estas três áreas formam o processo de atendimento da demanda e prestação de serviço ao cliente, desde a compra de matérias primas até a entrega de produtos acabados. Inclui nesse processo a gestão de estoques, transporte e a armazenagem, onde garantimos o nível de serviço desejado com o mínimo custo logístico total.